TRANSMONTAR

Dissertações sobre Trás-os-Montes, seu passado, presente e futuro. Idiossincrasia transmontana e visão do mundo a partir deste torrão.

26 maio 2009

Um Parente Inconveniente

Uma certa manifestação de estudantes e professores, em Caracas, no final da semana passada, contra as políticas de desinvestimento no financiamento do ensino superior e, mais subsidiariamente, contra a ditadura chavista.

As duas organizadoras associadas – a Federação dos Centros Universitários e a Associação de Professores da Universidade Central da Venezuela – têm uma longa tradição de independência face ao poder político e mesmo de activismo contra as históricas ditaduras venezuelanas, como aconteceu em 1928 e em 1958, cuja luta contribuiu para pôr termo ao regime militar de Marco Pérez Jiménez.

Apesar da vigilância policial fantoche que, alegadamente, garantia a segurança dos manifestantes, aconteceu a usual intimidação, sob o terror dos disparos de atiradores furtivos.

Um dia depois, ficámos a saber que, lá pelo paraíso do bolivarismo, a liberdade de imprensa definha por estrangulamento. Manobras intimidatórias e mistificadoras, visando quebrar a coluna vertebral da independência e do dever de informar, procuraram desmoralizar e desacreditar director de um canal de televisão “hostil”.

Se não fosse a esclerose ideológica que há muito se evidencia nas reacções epidérmicas tresandando a antiamericanismo primário que se apoderou de ex-paladinos das liberdades, ex-lutadores pelos direitos individuais, ex-activistas pelo pluralismo e das lutas académicas, a estas horas, tais almas generosas viveriam um despertar ruidoso de condenação. Assim, de dentro do ruído pesado do silêncio comprometido, ouso pedir ao Director do “Público” o favor de provocar o sobressalto inconveniente que liberte a genuína e pronta indignação acorrentada pelas lealdades recentes e traiçoeiras dos Soares, dos Martins, dos Alegres, dos Louçãs e outros, a fim podermos aconchegar-nos à justa e contundente condenação da actualidade caribenha.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial