TRANSMONTAR

Dissertações sobre Trás-os-Montes, seu passado, presente e futuro. Idiossincrasia transmontana e visão do mundo a partir deste torrão.

27 março 2009

Cavalo de Tróia

Uma sondagem desta semana apresenta-nos como favoráveis à re-estatização de sectores estratégicos - saúde e banca.
À força de tanta intoxicação ideológica, atónitos perante a virulência da crise, rapidamente nos esquecemos das ineficiências do Serviço Nacional de Saúde, do seu astronómico deficit e da usa ardilosa gratuitidade. Logo perdemos a noção do grau de partidarização e manipulação da Caixa Geral de Depósitos, mais a negligente regulação do BdP. Irresponsavelmente desculpamos os colossais prejuízos acumulados pelo Estado-Empresário nas CPs e TAPs do nosso empobrecimento. Um Estado Forte, que imponha ordem e respeitinho vale isto e muito mais: uma suspensão mais ou menos temporária da democracia, a mordaça aplicada aos desalinhados media, uma permanente folha negra num relatório da Amnistia Internacional.
A quem confiar a nossa indignação? A fatia extrema do bolo esquerdelho rejubila e sonha com o novo Estado Novo, ora rosso; a moderada, por hoje titular do poder e sua traficância, tudo influência, manipula, inspira, controla e estiola, num movimento de expansão concêntrica e centrípeta de absorção ou esvaziamento de ideias, iniciativas e alternâncias. Da direita, frustrada e descrente, só chegam tentativas de imitação reactiva como esperança de sucesso longínquo e fortuito.
Os espíritos livres e insubmissos nada têm a esperar do actual espectro político e os tempos também não correm de feição para estratégias de ruptura. Resta-lhes procurar nas Escrituras um pré-anúncio de resgate e cultivar, com denodo, a paciência, até que apareça o Cavalo de Tróia que, fingindo aceitar as condicionantes de contexto sociopolítico, reoriente o crédito de legitimidade para subverter, em definitivo, a anacrónica ingerência paternalista de um Estado desmesurado e arrogante.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial